Planalto ou plateau é a classificação dada a uma forma de relevo constituída por uma superfície elevada, com cume mais ou menos nivelado, geralmente devido à erosão eólica ou pelas águas. São como topos retos, superfícies topográficas, que podem ser regulares ou não.
É convencionado designar de planalto apenas as formações com altitudes maiores que 300 metros.
Em Israel, há dois grandes planaltos: o Central e o Oriental O primeiro é, praticamente, uma continuação dos famosos montes Líbanos; sai do centro do país em direção norte-sul. O segundo é considerado pela maioria dos geógrafos um apêndice do Ante-Líbano; segue a mesma direção do anterior. Ambos os planaltos têm uma altitude média que varia entre 700 a 1.400 metros de altitude.
I - PLANALTO CENTRAL
O Planalto Central compreende os planaltos de Naftali, Efraim e Judá.
1. Planalto de Naftali.
Localiza-se no Norte da Galiléia. Nessa região, habitavam os naftalitas, famosos por sua coragem. No entanto, por causa da fragilidade de suas fronteiras, sofriam constantes ataques por parte de potências hostis.
2. Planalto de Efraim.
Compreende a área de Samaria. Depois do cisma israelita, ocorrido em 931 a.C, essa região passou a ser a capital política do Reino do Norte.
3. Planalto de Judá.
Situado no Sul, esse planalto é ladeado por Betel e Hebrom. Esse território coube aos descendentes do mais extraordinário filho de Jacó, o audacioso Judá.
II - PLANALTO ORIENTAL
Localizado no Oriente do Jordão, o Planalto Oriental, de igual modo, possui três importantes planaltos: Basam, Gileade e Moabe.
1. Planalto de Basam.
Conhecido, também, como Auram, situa-se entre o Sul do monte Hermom e o Rio Yarmuque. No tempo de Josué, essa fértil região estava sob o controle de Ogue, que foi derrotado, fragorosamente, pelos israelitas. Essas terras, abundantes em trigo e pasto para gado, passaram ao domínio da tribo de Manasses.
2. Planalto de Gileade. Gilead Mountains
Fica entre Yarmuque e Hesbom. Esse planalto é cortado pelo Rio Jaboque. Sua fertilidade é também notória. O bálsamo dessa região era bastante apreciado no período veterotestamentário. Pergunta o profeta Jeremias: "Porventura não há ungüento em Gileade? ou não há lá médico?" (Jr 8.22).
3. Planalto de Moabe.
Essa região é bastante rochosa. No entanto, entrecor-tam-a vicejantes pastagens. Localização: ao leste do rio Jordão e Mar Morto, prosseguindo até o rio Arnon.
Nenhum comentário:
Postar um comentário