Páginas

16 de março de 2008

Planalto de Israel

Planalto ou plateau é a classificação dada a uma forma de relevo constituída por uma superfície elevada, com cume mais ou menos nivelado, geralmente devido à erosão eólica ou pelas águas. São como topos retos, superfícies topográficas, que podem ser regulares ou não.
É convencionado designar de planalto apenas as formações com altitudes maiores que 300 metros.

Em Israel, há dois grandes planaltos: o
Central e o Oriental O primeiro é, praticamente, uma continuação dos famosos montes Líbanos; sai do centro do país em dire­ção norte-sul. O segundo é considerado pela maioria dos geógrafos um apêndice do Ante-Líbano; segue a mesma di­reção do anterior. Ambos os planaltos têm uma altitude média que varia entre 700 a 1.400 metros de altitude.
I - PLANALTO CENTRAL
O Planalto Central compreende os planaltos de Naftali, Efraim e Judá.

1. Planalto de Naftali.
Localiza-se no Norte da Galiléia. Nessa região, habi­tavam os naftalitas, famosos por sua coragem. No entanto, por causa da fragilidade de suas fronteiras, sofriam cons­tantes ataques por parte de potências hostis.

2. Planalto de Efraim.
Compreende a área de Samaria. Depois do cisma is­raelita, ocorrido em 931 a.C, essa região passou a ser a ca­pital política do Reino do Norte.

3. Planalto de Judá.
Situado no Sul, esse planalto é ladeado por Betel e Hebrom. Esse território coube aos descendentes do mais extraordinário filho de Jacó, o audacioso Judá.

II - PLANALTO ORIENTAL
Localizado no Oriente do Jordão, o Planalto Oriental, de igual modo, possui três importantes planaltos: Basam, Gileade e Moabe.

1. Planalto de Basam.
Conhecido, também, como Auram, situa-se entre o Sul do monte Hermom e o Rio Yarmuque. No tempo de Jo­sué, essa fértil região estava sob o controle de Ogue, que foi derrotado, fragorosamente, pelos israelitas. Essas terras, abundantes em trigo e pasto para gado, passaram ao domí­nio da tribo de Manasses.

2. Planalto de Gileade. Gilead Mountains
Fica entre Yarmuque e Hesbom. Esse planalto é cor­tado pelo Rio Jaboque. Sua fertilidade é também notória. O bálsamo dessa região era bastante apreciado no período veterotestamentário. Pergunta o profeta Jeremias: "Por­ventura não há ungüento em Gileade? ou não há lá médi­co?" (Jr 8.22).

3. Planalto de Moabe.
Essa região é bastante rochosa. No entanto, entrecor-tam-a vicejantes pastagens. Localização: ao leste do rio Jordão e Mar Morto, prosseguindo até o rio Arnon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário