Páginas

23 de outubro de 2006

UM PROBLEMA DE NOMENCLATURA

PROTESTANTISMO BRASILEIRO

Por Oséias de Lima Vieira 1

Na Europa e EUA os cristãos não-católicos se auto identificam como cristãos, sem nenhuma outra identificação secundária.
Na América Latina e, portanto em particular aqui no Brasil esta identificação tem sido complicada. Há CINCO títulos para Cristãos não católicos.

CRENTE
EVANGÉLICO
PROTESTANTE
PENTECOSTAL
NEOPENTECOSTAL

CRENTE: Missionários – a partir de 1850 Denominavam a todos aqueles que abandonando suas antigas crenças e práticas religiosas passava a crer em Jesus Cristo como o único Salvador e Senhor.

EVANGÉLICO: Movimento Evangélica _ Europa e EUA. União entre Igrejas protestante, visando enfrentar o expansionismo do ultramontanismo católico. Reinterpretado e utilizados entre os protestante para demonstrar uma certa união para o evangelismo. “ SOU EVANGÉLICO”.
O termo evangélico, embora originalmente significasse aquilo que é concernente ao evangelho, no Brasil ganhou predominantemente a acepção de protestante, numa referência aos cristãos que adotam a herança da Reforma Protestante, notadamente os chamados Solas da Reforma: Sola Scriptura (somente a Bíblia), Sola Gratia et Fide (somente a graça mediante a fé), Solus Christus (somente Cristo) e Soli Deo Gloria (glória somente a Deus).
Em algumas áreas de colonização germânica no Brasil o termo Evangélico refere-se às igrejas Luteranas e Reformadas, originárias da Reforma Protestante do século XVI. Em Alemão o termo Evangelisch é usado para as igrejas territoriais nascidas no século XVI, enquanto Evangelikal para o desdobramento posterior do protestantismo. Em Inglês, Evangelical é referente ao protestantismo conservador, não-fundamentalista e não-liberal baseado na Bíblia (embora não a interpretando literalmente) e na ênfase na necessidade do indivíduo passar por uma conversão pessoal ("nascer de novo").

PROTESTANTE. Movimento Histórico século XVI – Martinho Lutero. Tem uma carga negativa. “Aqueles que protestam conta a Igreja católica.”
No sentido estrito da palavra, o protestantismo designa o grupo de príncipes e cidades imperiais que, na dieta de Speyer, em 1529, assinaram um protesto contra o Édito de Worms que proibiu os ensinamentos Luteranos no Sacro Império Romano. A partir daí, a palavra "protestante" em áreas de língua alemã ainda se refere às igrejas luteranas, enquanto que a designação comum para todas as igrejas originadas da Reforma é Evangélica.
No sentido lato, a palavra designa todos os grupos religiosos cristãos de origem européia ocidental, que romperam com a Igreja Católica Romana como resultado da influência de Martinho Lutero, fundador das igrejas luteranas, e de João Calvino, fundador do movimento Calvinista. Um terceiro ramo principal da Reforma, que entrou em conflito tanto com os Católicos como com os outros Protestantes é conhecido como Reforma Radical ou Anabatista. Lutero e Calvino distanciaram-se destes movimentos mais radicais, que eles viram como uma semente de insubordinação social e fanatismo religioso. Calvino fala de "fantasistas".
Alguns grupos cristãos ocidentais não-católicos são apelidados Protestantes, ainda que os respectivos grupos não reconheçam quaisquer ligações a Lutero, Calvino ou aos Anabaptistas.

Protestantismo de Imigração:
Movimento Histórico:
Þ Europa sendo invadida por Napoleão
Þ Fuga da Família Real Portuguesa para o Brasil
Þ Acordo com a Inglaterra (força Marítima)
Þ Tratado do Comércio e da navegação (1808)
Þ O Influxo de ingleses significou o início do culto protestante no Brasil.
Þ Não fora permitido construções de capelas ou igrejas protestantes.

Protestantismo de Origem Missionária.
Frase de Cotton Mather (1669) “ O Catolicismo Implantara na América Latina um Cristianismo Deformado”.
Esta Frase foi repetida ao Longo da História por Vários historiadores do protestantism.
Nos EUA surgiu a vocação de transmitir para a América Latina os benefícios do “Sonho Americano” ou o “estilo Americano de Vida” ( destino Manifesto)

Duas Teologias no Protestantismo de Missão

Teologia Calvinista - Vamos investir na educação que ela deixará os eleitos florescerem ( foi menos difundida)
Teologia conversionista - O mecanismo de Salvação consistia na consciência de culpa, seguida de ato voluntário de aceitação da oferta de salvação, sucedida pela justificação e pela santificação progressiva.
A teologia conversionista gera uma mudança cultural. O individuo adota novos padrões de vida.


PENTECOSTAL: Herdeiro do protestantismo, no Brasil o Pentecostalismo chegou em 1910-1911 com a vinda de missionários originários da América do Norte: Louis Francescon, que dedicou seu trabalho entre as colônias italianas no Sul e Sudeste do Brasil, originando a Congregação Cristã no Brasil; Daniel Berg e Gunnar Vingren inciaram suas missões na Amazônia e Nordeste, conseqüentemente nascendo as Assembléias de Deus. O movimento pentecostal pode ser dividido em três correntes. A primeira, chamada pentecostalismo clássico, abrange o período de 1910 a 1950 e vai de sua implantação no país, com a fundação da Congregação Cristã no Brasil e da Assembléia de Deus, até sua difusão pelo território nacional. Desde o início, ambas as igrejas caracterizam-se pelo anticatolicismo, pela ênfase na crença no Espírito Santo, por um sectarismo radical e por um ascetismo que rejeita os valores do mundo e defende a plenitude da vida moral. Paralelamente várias denominações protestantes experimentaram movimentos internos, com manifestações pentecostais, assim foram denominados "Renovados", como a Igreja Presbiteriana Renovada, Convenção Batista Nacional, Igreja do Avivamento Bíblico e Igreja Cristã Maranata..
A segunda corrente começa a surgir na década de 50, quando chegam a São Paulo dois missionários norte-americanos da International Church of The Foursquare Gospel. Na capital paulista, eles criam a Cruzada Nacional de Evangelização e, centrados na cura divina, iniciam a evangelização das massas, principalmente pelo rádio, contribuindo bastante para a expansão do pentecostalismo no Brasil. Em seguida, fundam a Igreja do Evangelho Quadrangular. No seu rastro, surgem O Brasil para Cristo, Igreja Pentecostal Deus é Amor, Casa da Bênção e diversas outras menores.
A terceira corrente, a neopentecostal (Neo-Pentecostalismo), tem início na segunda metade dos anos 70. Fundadas por brasileiros, a Igreja Universal do Reino de Deus (Rio de Janeiro, 1977), a Igreja Universal do Reino de Deus (Rio de Janeiro, 1980), a Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra (Brasília, 1992) e a Renascer em Cristo (São Paulo, 1986) estão entre as principais. Todas utilizam intensamente a mídia eletrônica e funcionam como empresas. Pregam a Teologia da Prosperidade, pela qual o cristão está destinado à prosperidade terrena, e rejeitam os tradicionais usos e costumes pentecostais. O neopentecostalismo constitui a vertente pentecostal mais influente e a que mais cresce. Também são mais liberais em questões morais.
Este último é também conhecido como pentecostalismo autônomo: Igrejas com forte caráter individualista. Centralizada na pessoa do líder.
Ex Igreja do Apóstolo....., Igreja da Bispa....., Igreja do Profeta ....., etc.

Em suma podemos concluir que no Brasil o protestantismo está revestido de grandes contradições. È necessário que tenhamos uma compreensão histórica, para que não venhamos a ter uma visão distorcida de nossas raízes.


Referência Bibliográfica.

CAMPOS, Raimundo. Estudos de História Moderna e Contemporânea: São Paulo, Editora Atual, 1988

KISTLER, D (Editor). Os puritanos e a Conversão. São Paulo, PES, 1993

MARQUES,Adhemar Martins e outros.História contemporânea através de textos.São Paulo, Contexto, 1994

SPENER, P. Jacob. Pia Didéria – Um clássico do Pietismo Protestante. Local e data não informada

VVAA, Luta pela Vida e Evangelização. A tradição Metodista na Teologia Latino Americano. Unimep, São Paulo, 1985



[1] Professor de Geografia Bíblica e História da Igreja. Graduado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia
Graduando em Direito pela Universidade de Uberaba

Um comentário:

  1. Quel legal Oséias!!! Muito bom... vc deveria ter passado pra gente quando estávamos no curso .... muito interessante.
    Patrícia - Sal da Terra CJ

    ResponderExcluir