Páginas

10 de abril de 2009

Geografia Histórica do Mundo Bíblico



“Geografia Histórica do Mundo Bíblico” é um estudo especial da Palestina e seus arredores, da localização do mundo em que se insere a Bíblia, tanto historicamente quanto geograficamente. Esse trabalho nasceu quando, percebendo a falta de um livro sobre o assunto, a autora Netta Kemp de Money em 1940, foi convidada a lecionar a disciplina no Instituto Bíblico Peruano de Lima, começando a investigar, compilar as informações obtidas em sua pesquisa e desde então, revisando e modificando com novos dados encontrados pôde atualizar e publicar essa obra de grande importância para a formação de teólogos e pesquisadores dessa área.

Numa visão geral, podemos fragmentar o trabalho em 5 partes: O mundo antigo bíblico e os diversos impérios dominantes, viagens dos patriarcas e peregrinações no deserto, a Palestina em vários momentos históricos da Bíblia, expansão do cristianismo e aspectos geográficos e informações adicionais da cultura hebraica.

Mesmo sendo um livro de Geografia, o que enriquece o trabalho é a multidisciplinaridade que a obra contempla, pois há um conhecimento muito mais global do que sugere o título da literatura, explorando a história, política, religião, etc.

Embora não possuir uma melhor didática para apresentar conhecimentos geográficos, de apresentar uma leitura enfadonha e de muitos detalhes e informações, é um livro que ainda nos traz uma boa visão sobre a Bíblia descrita no mapa e na história. Podemos dizer que ainda é um dos poucos e atuais trabalhos de bibliografia impressa do assunto e que é o mais acessível ao público em geral.

Apesar de todo cuidado descritivo, dos pormenores informativos, da exatidão e do estudo geográfico e histórico bíblico da obra, ainda assim, não podemos limitar os relatos da Bíblia nesses conhecimentos e não anular a concepção literária, a poesia e a história oral que envolve a narrativa de um dos livros mais lidos no mundo.

Bibliografia: MONEY, Netta Kemp de. Geografia Histórica do Mundo Bíblico. Traduzido por Etuvino Adiers. 15ª impressão. São Paulo: Editora Vida, 2006.

Um comentário:

  1. hola amigo,llego hasta tu casa ya que el blog festeja hoy 20.000 visitas y te invita a que recojas los premios que hoy quiero compartir contigo y todos los bloggeros, un abrazo de luz Helen desde Israel.

    ResponderExcluir