Tarso (em turco: Tarsus; em grego: Ταρσός, transl.: Tarsós) é uma cidade da Turquia, localizada na região histórica da Cilícia (na atual província de Mersin), na foz do Rio Tarso (Rio Tarsus|Berdan Çayı) (Berdan Çayı), que desagua no mar Mediterrâneo.
O censo de 2000 registrou uma população de 216 382 habitantes.
A cidade se localiza a 15 quilômetros da cidade de Mersin, e a cerca de 40 km de Adana.
Com uma história de mais de 9 000 anos, Tarso tem sido um importante ponto de parada para comerciantes e um local de importância crucial para diversas civilizações, incluindo os romanos. A cidade, capital da província romana da Cilícia, foi o palco do primeiro encontro entre Marco Antônio e Cleópatra,além de ter sido o local de nascimento de Paulo,[1] apóstolo cristão, também conhecido como Paulo de Tarso.
História
Durante este tempo de Pompeu (67 aC), Tarso foi feita sobre o capital da província romana da Cilícia, e os judeus começaram a receber a cidadania romana.Antony, que controlava as províncias orientais, declarou a cidade livre em 42 aC Tarso continuou a receber privilégios especiais sob Augusto, que isenta a cidade de tributação imperial porque Athenodorus, seu professor e amigo, foi um Tarsian. Tarso se tornou um centro cultural e intelectual.filósofos estóicos, como Athenodorus, Zeno, Antipater, e Nestor viveu na cidade no primeiro século dC.
Portão de Cleópatra
O portão de Cleópatra em de Tarso também chamada de "Sea Gate", ainda hoje, embora tenha sido significativamente restaurado. Acreditava-se que Cleópatra subiram o Cydnus disfarçado de Afrodite e veio através desta porta, em 41 aC em seu caminho para encontrar Marco Antonio.
Sites relacionados |
Tarso (Daily Bible Study) Resumidamente descreve a cidade do primeiro século de Tarso e cita os cinco referências bíblicas para ele. Tarso (LoveToKnow) Lentidão artigo de enciclopédia sobre a cidade. Fornece informações sobre sua história, geografia, e as referências extra-bíblicas para ele. Imagens de Tarso, na Turquia (Universidade de Michigan) Uma série de fotografias antigas tiradas durante a Expedição do Oriente Próximo Francis W. Kelsey, em 1920. Inclui uma foto de Cleopatra's Gate (aparentemente chamada Porta de São Paulo na época) eo templo romano. Tarso (Enciclopédia Católica) verbete de enciclopédia sobre Tarso, a partir de uma perspectiva católica.
|
Paulo fez três viagens para a Anatólia, alguns com extensão para a Grécia ea Itália, Roma, sendo a última paragem.
Os antigos lugares mencionados na Bíblia ainda existem na Anatólia, apenas alguns deles mudou na passagem do tempo. Aqui estão os lugares que foram importantes em sua rota (o novo nome é dado entre parênteses se mudou):
Tarso : Paulo nasceu e cresceu em Tarso. Tendo os benefícios da cidadania romana, ele freqüentou a escola e aprenderam um ofício.Para ele, o comércio estava fazendo tenda, uma das especialidades de Tarso.
A pessoa sente um pouco de orgulho de Paulo em sua cidade quando ele fala com o comandante da guarnição em Jerusalém, em grego e diz: "Eu sou um judeu, um Tarsian da Cilícia, uma cidade não quer dizer." (Atos 21:39).
Muito pouco resta hoje em Tarso da cidade que Paulo sabia. Havia três câmaras municipais em Tarso, em 431, 435 e 1177, mas não há nenhuma igreja em uso como tal agora.
Antioquia do Orontes (Antioquia):
Este é o lugar onde os seguidores de Jesus foram primeiramente chamados de cristãos. Foi a partir da igreja de Antioquia que Paulo e Barnabé partiu em sua primeira viagem e à qual retornou no final do mesmo e também de sua segunda viagem.
Em Antioquia surgiu uma disputa acirrada sobre se "os que não eram circuncidados, em conformidade com a prática Mosaic poderiam ser salvos" (Atos 15:1). Para resolver o argumento, Paulo e Barnabé foram enviados a Jerusalém para submeter o seu caso perante os apóstolos e os anciãos lá.
Dois dos bispos de Antioquia são famosos na história da Igreja: Pedro e Inácio. Uma gruta no sopé das colinas um pouco a leste da cidade é conhecida como Gruta de São Pedro. Foi descoberto por cruzados e tem a fama de ser a igreja caverna onde os primeiros cristãos se reuniram em segredo. Cartas de Inácio, entre elas uma a Policarpo, estão entre as primeiras peças da literatura cristã que possuímos. João Crisóstomo, Patriarca, destemido franca de Constantinopla (398-404) nasceu em Antioquia, em 345 (?) E conseguiu seu primeiro treinamento aqui.
Selêucia Pieria (Samandag)
O porto de Antioquia, na época romana.
Paulo e Barnabé, enviados em seu caminho pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre (Atos 13:4)
Selêucia de Isauria (Silifke)
Cerca de 70 quilômetros a oeste de Tarso é Seleucia de Isauria. Santa Tecla é acreditado para ser enterrado aqui. Ela foi um dos que primeiro conheceu Paul em Icônio. Ela criou um convento nos arredores de Selêucia e foi tão eficaz na realização de curas milagrosas que os médicos da cidade perdeu toda a sua prática.
Antioquia da Pisídia (Yalvac)
Foi aqui, quando Paulo chegou em sua primeira viagem e deu seu primeiro sermão registrado."Homens de Israel e vós que a nossa adoração a Deus, escuta-me" (Atos 13:16) sugere que houve outros assim como os judeus naquela primeira congregação. O que ele disse que despertou o interesse de pessoas reunidas para que lhe pediu para voltar e falar novamente no próximo sábado. Também deve ter sido amplamente discutida desde a semana que vem "quase toda a cidade se reuniram para ouvir a palavra de Deus" (Atos 13:44)
Icônio (Konya)
Depois de ser a capital dos turcos seljúcidas, a cidade é cheia de belas mesquitas, escolas e do famoso mosteiro dos dervixes dançantes e com o túmulo de seu líder, Rumi. A partir de Konya, a famosa região da Capadócia é muito estreita.
Paulo e Barnabé utilizados na sinagoga em Icônio como seu fórum. No entanto, eles causou uma divisão entre as pessoas, tanto gentios e judeus, sendo em cada lado. Aqueles contra eles foram mais influentes e conseguiu o apoio das autoridades, mas Paulo e Barnabé foram avisados em tempo suficiente para escapar de ser apedrejado lá (Atos 13:51; 14:1-6; 14:19).
Capadócia
Capadócia é uma área triangular no centro da Turquia, que está entre as cidades modernas de Kayseri, Nevsehir e Urgup.
Embora Paulo não visitar a Capadócia, região que foi formada pelo tufo vulcânico, é um ótimo lugar de peregrinação. A rocha foi fácil de esculpir e esta área isolada era o lugar perfeito para os primeiros cristãos se dedicar a uma vida tranquila monástica e as cidades subterrâneas eram os esconderijos perfeitos para se proteger tanto da perseguição romana e as invasões árabes.
Hoje você pode ver as cidades subterrâneas e os belos afrescos das igrejas entalhadas nessas formações rochosas, que são chamadas de "chaminés encantadas" pelo povo local.
Listra (Perto de Konya, Hatunsaray)
É aqui onde alguns soldados veteranos romanos foram localizados cerca de 6 aC para a proteção contra as tribos das montanhas de Tarso para o sul. Esta ação pode lançar luz sobre comentário de Paulo que ele tinha sido envolvido com perigos de salteadores.
Paulo e Barnabé foram apedrejadas até lá e foram salvos por seus amigos, formando um círculo em torno deles (At 14:8-20)
Quando Paulo estava em Listra em sua segunda viagem missionária (Atos 16:1-3), ele conheceu um jovem discípulo chamado Timóteo. Ele se tornou amigo íntimo e companheiro de Paulo durante a maior parte dessa jornada. Foi também em Éfeso com Paulo em sua terceira viagem, com ele em Corinto e um companheiro da prisão, provavelmente em Roma.
Derbe
Paulo e Barnabé foram para Derbe de Listra, após Paul havia se recuperado de ser apedrejado. Derbe foi a última cidade romana na estrada para o leste, por isso foi o ponto em que as alfândegas foram coletados. Paulo e Barnabé tanto falou para as pessoas em Derbe, e ganhou muitos conversos (Atos 14:21); seus laços com as pessoas de lá continuou bastante forte que Paulo retornou um ano mais tarde.
Atália (Antalya)
A área de Antalya é um dos mais belos de toda a Turquia. Senta-se em penhascos acima do Mediterrâneo azul com um platô verde que se estende por trás da cidade de magníficos pinhais. Para as montanhas a oeste grande ascensão reta do mar. A área é conhecida como a Riviera Turca.
No caminho de volta de Icônio, Paulo e Barnabé veio através de Perge e Atália navegaram a partir de Antioquia (Atos 14:25).
Perga (Perge)
Perga era uma antiga cidade ainda no primeiro século. Alexandre o Grande passou por isso duas vezes. As ruínas da cidade romana é um dos melhores sites da Turquia. Paulo e Barnabé passaram por Perge em sua maneira e de Antioquia na sua primeira viagem (Atos 13:13, 14:25).
Myra (Demre)
Myra é uma das antigas cidades costeiras do Golfo de Antalya visitada por Paulo, Lucas e Aristarco (At 27:5-6). Na Mira do centurião Júlio encontrou um navio de Alexandria foi para a Itália através de Cnido. Eles tinham vela duro durante toda a viagem, o relato de Lucas fala de ventos de Sidon para Myra, de progresso lento para Cnido, de vento continua contra eles para Creta, e do Boreas feroz do nordeste que se alastrou por dias a fio e, finalmente, naufragou-los em Malta.
.
Patara
Patara foi o porto próspero para a cidade de Xanthus, a antiga capital da província de Lícia.
Como Paulo e Lucas retornou de Mileto a Jerusalém no final da terceira viagem, pararam em Patara (Atos 21:1-2).
Cnido (Knidos)
Cnido foi o último landfall mencionado na Ásia Menor, em viagem de Paulo, de Jerusalém a Roma. Ele tinha sido colocado em um navio egípcio na Myra, que navegou até a costa de Cnido, por causa de ventos tomaram um dia bom número para alcançá-lo (Atos 27:7). Devido ao mau tempo, eles passaram a Feira Céus em Creta, onde Paulo aconselhou-os para o inverno, mas o capitão-se ao mar novamente esperando por uma melhor porto. Depois de duas semanas eles estavam naufragou, mas todos foram salvos: alguns nadou para terra, alguns remou para terra em tábuas ou partes do navio quebrado. Era a ilha de Malta, onde eles desembarcaram e passaram o inverno. Com o melhor tempo eles continuaram a Roma, onde ele foi julgado e liberado. Segundo a tradição imensamente Paulo continuou a fortalecer a igreja, escreveu algumas de suas letras imortais, viajou para a Espanha, Ásia Menor, Creta, Macedônia e do território da Ilíria-Dalmácia. Em seguida, ele retornou a Roma, foi julgado como um incendiário, o grande incêndio no reinado de Nero, e foi executado.
Mileto (Balat)
Mileto é uma cidade antiga, que teve um importante porto na foz do (Menderes) Meandro do Rio, uma saída natural para o comércio continuou com o Egito e com as várias colónias Mileto iniciado no Mar Negro.
visita de Paulo a Mileto chegou no final da sua terceira viagem que ele estava correndo para chegar a Jerusalém pelo Pentecostes. Ele havia escolhido para colocar em em Mileto, em vez de Éfeso, porque, embora ele queria ver os anciãos da congregação ali, ele não quer gastar muito tempo na Ásia. Então, ao invés, os anciãos fez a viagem de Mileto e Paulo falou-lhes estar alerta para manter os seus rebanhos e trabalhar para sustentar-se e os fracos, porque "a felicidade está mais em dar do que em receber" (Atos 20:35) . Ele disse que estava indo para Jerusalém, de uma compulsão interna, mas ele também previu que a sua prisão se aproximando. "Para mim, eu não punha loja pela vida, eu só quero terminar a corrida e completar a tarefa que o Senhor deu a mim, o meu testemunho do evangelho da graça de Deus" (Atos 20:24). Lembrou-lhes que tinha sido honesto com eles, dando-lhes a mensagem cristã plena. "Eu tenho guardado nada para trás, tenho divulgada a você todo o propósito de Deus" (Atos 20:27).
A despedida foi emocional; os anciãos o acompanharam até o navio sentindo pena de si mesmas que não iria vê-lo novamente ou ter o incentivo e inspiração de sua presença.
Colossos (Honaz)
Colossos fica a cerca de um quilômetro abaixo da atual aldeia de cerca de 18 Honaz km a leste de Denizli. No século 5 aC Colossos era um importante centro comercial na rota do comércio de Sardes para Konya. Ele perdeu a sua importância no século 1 aC, quando Laodicéia foi fundada. Ele, juntamente com Laodicéia e Hierápolis, foi destruído no terremoto de 60 dC. As cidades da região diminuiu nos séculos 7 e 8 dC, sob pressão dos invasores árabes. Mais tarde, bizantinos e turcos seljúcidas brigando. Os restos de um teatro ainda são perceptíveis, juntamente com algumas construções outras, mas o site não foi escavada ainda.Colossos era famoso para o pano de lã vermelho escuro realizado o seu nome, colossinum.
Leia "A epístola do Apóstolo o Paulo aos Colossenses"
A tese principal da carta é a necessidade de manter a verdade do evangelho puro, para guardá-la da heresia de um sincretismo de religiões pagãs e Judaísmo. Paulo pode estar se referindo aqui aos sacerdotes dos cultos de mistério, as pessoas que "tentam entrar em alguma visão da sua própria" (Colossenses 2:18). Ou ele pode ter falado sobre outros eventos oracular.
Paulo provavelmente não visitou Colossos, as comunidades cristãs lá e nas cidades vizinhas foram o resultado do trabalho de Epafras. Paulo sabia deles através de Epafras que estava com ele na prisão em Cesaréia ou Roma.
Outra fonte de informação de Paulo sobre Colossos, sem dúvida, veio do escravo, Onésimo, a quem ele se tornou profundamente ligado. proprietário Onésimo foi Philemon de Colossos, aquele a quem a "Carta a Filémon" notável foi abordada. Paulo tinha, aparentemente, convertido Onésimo para a fé cristã, ele amava como um filho, e viu nele a possibilidade de um líder na igreja. A carta defende com Filêmon livre Onésimo e devolvê-lo a Paulo. Até agora não há nenhuma prova de que isso aconteceu, mas é notável que seja apenas coincidência que Inácio, o bispo de Antioquia no final do primeiro século, fala sobre um Onésimo, que era o bispo de Éfeso.
Hierapolis (Pamukkale)
O óxido de cálcio nas águas de rolamento de Pamukkale (castelo de algodão) tem atraído as pessoas ao longo dos séculos por sua qualidade terapêutica. A pedra natural e piscina formações pode ser visto ao lado da antiga cidade de Hierapolis. Arqueólogos escavaram um edifício cruciforme, que foi pensado para ser o Martyrium de São Filipe. Felipe viveu aqui depois dos Apóstolos espalhados por Jerusalém.
Outro morador menos conhecida de Hierapolis foi Papias, discípulo de S. João. Eusébio chama de "bispo de Hierápolis". Sua "Interpretações dos provérbios do Senhor" em cinco livros já desapareceram totalmente, conhecido apenas por fragmentos citados em escritores posteriores.
Assos (Behramkale)
Na terceira viagem de Paulo, ele passou por terras de Alexandria Trôade para Assos, sobre uma viagem de 24 milhas, talvez ele andou, talvez alguém lhe ofereceu uma carona. Lucas e os outros com ele levou o navio e eles se conheceram em Assos (Atos 20:13-14). De lá, eles atravessaram a Mitilene.
Trôade Alexandria (Odun Iskelesi)
Paulo visitaram Trôade pelo menos duas vezes: a primeira foi quando ele e Timóteo, queria ir para Bitínia, mas foram impedidos pelo Espírito Santo. Em vez disso, evitou Mísia e chegou a Trôade, onde durante a noite, Paulo teve uma visão de um macedônio pedindo a ele para ajudá-lo (At 16:7-10). Em Trôade, encontraram rapidamente um navio e velejou primeiro para a Samotrácia e, em seguida passou a Neápolis (Kavala) e Filipe. Esta é apontada como a inspiração e início da propagação do cristianismo na Europa (At 16:7-12).
Em Trôade Paulo pela segunda vez falou a um grupo que se reuniram para partir o pão na noite de sábado. Durante a reunião, um menino chamado Euthychus que estava sentado em um dos parapeitos das janelas caiu três histórias para o chão. Ele foi pego de mortos, mas Paulo, que desceu, olhou para ele e disse: "Pare com essa confusão, ainda há vida nele: (Atos 20:10) Pode ser que durante esta visita a Trôade Paulo esquerdo. sua capa para trás na empolgação. Talvez tenha sido utilizado para cobrir Euthychus para mantê-lo aquecido. Seja qual for a razão, Paulo pede a Timóteo que "traga a capa que deixei em Trôade na casa de Carpo, e os livros, sobretudo os meus cadernos" (II Timóteo 4:13).
Trôade também é mencionado em II Coríntios 2:12, quando os comentários de Paulo que estava desapontado por não encontrar Tito lá, e assim, ele foi para a Macedônia.
Éfeso (Efes)
Éfeso é provavelmente o mais impressionante sítio arqueológico na Turquia. Quando os Gregos trouxeram a deusa Artemis com eles para Éfeso, no primeiro milênio aC, ela era apenas uma nova adição ao culto da Deusa Mãe da Anatólia. Ganhar um personagem totalmente Anatolian na aparência, Artemis em Éfeso, com seu templo (considerada como uma das sete maravilhas do mundo antigo), desde um ponto focal para a rica vida religiosa, econômica e cultural de seus adoradores.
Quando Paulo estava retornando de Corinto a Éfeso, ele trouxe Priscila e Áquila com ele. Aqui ele permaneceu brevemente, falou na sinagoga, onde ele foi convidado a ficar mais tempo, e prometeu: "Eu voltarei a você, se for vontade de Deus" (Atos 18:18-20).
Em sua terceira viagem ele encontrou vários outros envolvidos em evangelismo em Éfeso. Dois deles eram seus amigos antes, Priscila e Áquila.
Paulo foi capaz de continuar a falar na sinagoga em Éfeso durante três meses antes que ele retirou os seus discípulos e foi para a palestra todos Tirano. Lá, ele ensinou durante as horas mais quentes do dia, quando o salão estava vazio cada dia durante dois anos.
Lucas narra os problemas que Paulo encontrou em Éfeso. A venda de imagens de prata do templo de Ártemis e diminuiu quando Paulo pregou, "deuses feitos por mãos humanas não são deuses em todos" (Atos 19:27). Assim Demétrio, um dos líderes do ourives, disse a um grupo de comerciantes que não só teria um monte de gente o nosso trabalho, mas "o santuário da grande deusa Diana deixará de impor respeito, e então não será muito antes Ela, que é adorado por toda a Ásia eo mundo civilizado é trazido para baixo de sua proeminência divina (Atos 19:27).
Seu discurso causou um alvoroço na cidade, a multidão correu para o grande teatro gritando: "Grande é a Diana dos efésios" por cerca de duas horas. Era evidente a Paulo que ele teve melhor sair. Chamando os fiéis juntos, ele disse adeus a eles com palavras de encorajamento e partiu para a Macedônia (Atos 19:28-20:01).
Os dezesseis capítulos inteiros de "romanos" é uma série de saudações pessoais. O terceiro verso desta série é um (Romanos 16:3) saudação a Priscila e Aquila, que "arriscaram para salvar minha vida". Em I Coríntios 15:32, Paulo escreve: "Se, como diz o ditado, eu lutei feras" em Éfeso, o que eu ganho com isso? " Os animais podem ter sido humana ou eles podem ter sido leões de que, talvez com a ajuda de Priscila e Áquila, que felizmente escaparam. Em Romans16: 7 há uma palavra de saudação ao "Andrônico e Júnias meus compatriotas e companheiros de cativeiro." Isso reforça a evidência de que Paulo estava preso em Éfeso.
Muitos estudiosos acreditam que foi durante uma prisão em Éfeso que Paulo escreveu aos Filipenses, e talvez também as outras letras agora, no Novo Testamento. Um lembrete mudo de possível prisão de Paulo existe um edifício de pedra sólida sentado sobre um monte menos de uma milha a oeste de teatro e hoje conhecida como Penitenciária de São Paulo.
1- Mesters, Carlos. Paulo apóstolo: um trabalhador que anuncia o evangelho. São Paulo: Paulus, 1991. 15 p.
Nenhum comentário:
Postar um comentário